Jornalismo?

Esses quatro anos foram, para mim, repletos de crescimento pessoal. Por isso, quando olho para a palavra jornalismo acima do meu nome, ela parece muito limitada para tudo que aprendi neste tempo. Não sei se aprendi mais com as conversas dentro de sala ou com as discussões intensas e apaixonadas que tive com os amigos, estes que fiz durante o curso.
O fato é que muito mais que ler e escrever bem, eu aprendi que o mundo é repleto de possibilidades e maneiras e coisas que muitas vezes insistimos em não enxergar. Aprendi que, muitas vezes, mudar é difícil, mas preciso. Que até onde podemos ver se vive uma vez, e tudo que fazemos afeta o outro, assim como nós também somos profundamente modificados por esse outro. Hoje enxergo e interpreto tudo de outra forma.

Curioso pensar que trilhando este caminho, que tantas vezes me pareceu errado e confuso, eu cheguei exatamente onde deveria estar. No início. 

Independente do que fizer daqui para frente, meu olhar e minha postura serão diferentes. Não consigo imaginar como poderia se abrir todo o resto de forma tão ampla e tentadora se não fosse por esse início. Por isso agradeço a Deus, por me colocar em caminhos muito antes de eu entender seus significados, por me dar a vida e seus mistérios. Agradeço aos meus pais por me ensinarem, educarem e prepararem para a realidade. Por me ensinarem que é preciso tanto amar o que faço quanto fazer o que amo. Aos meus irmãos por serem meus grandes amigos e companheiros no dia-a-dia, e em tudo. Ao Felipe por, de alguma forma, me impulsionar a vencer meus medos e me desafiar a ser melhor. Aos amigos que fiz neste curso, por trocarem ideias e ampliarem visões, por entender e questionar. Da mesma forma, a todos os outros, por me completarem com seus pensamentos e suas formas de ver, e me alegrarem com sua companhia. Agradeço aos meus familiares por me apoiarem de forma significativa, em pequenos gestos que valem muito. Aos professores, que me ensinaram muito mais que jornalismo. 

A todos que fazem parte da minha vida, de maneiras diferentes, e a este curso, muito obrigada.

Comentários

Postagens mais visitadas